terça-feira, 30 de abril de 2013

Teologia Bíblica





Por Frankcimarks Oliveira

A Teologia Bíblica traça “ Passo a passo, ao longo da história da Bíblia, a história da salvação, permitindo que a história assuma qualquer forma apropriada a cada dado estágio da revelação, reconhecendo como a doutrina se desenvolve à medida que a revelação progride”( ZUCK, Roy B. 1989,P 1-6).  Podemos ainda dizer que ela é a tentativa de estudar a contribuição individual de um dado escritor ou de um determinado período ao cânon da mensagem.( Zuck, 1994, p.14)
Em relação a produção do novo testamento podemos dizer que ela ocorreu de forma distinta da compilação do Velho testamento. Para produzir o que hoje conhecemos como Antigo Testamento foram necessários mais de mil anos. Enquanto o Novo Testamento precisou de apenas cinquenta anos.
Podemos ressaltar outra diferença, o AT aguardava ou anunciava a promessa de Deus , primeiro para os judeus, e depois para o mundo inteiro. O NT é o início dos cumprimentos das profecias, isto é, das promessas, na pessoa de Jesus. Como está escrito em Hebreus , capítulo um e versículos um e dois.
De forma mais objetiva, o Novo Testamento é sobre o Messias e o estabelicimento do Governo de Deus sobre sua Criação.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Significado de Teologia

 

s.f. Estudo da religião e das coisas divinas. A palavra vem do grego theos, que significa Deus, e logos, descrição, e refere-se apenas à interpretação da doutrina de Deus. Mas a teologia moderna abrange o estudo das várias religiões e a relação entre religião e necessidades humanas.

Fonte: dicionário online de português